segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XLIII












Radamel Falcao - Internacional E43: Envergou a camisola da Selecção nacional da Colômbia por 40 ocasiões (16 pelo River Plate, 15 pelo FC Porto e 9 pelo Atlético de Madrid). O dia 8 de Fevereiro de 2007 é a data da sua estreia na selecção principal do seu país, que aconteceu na cidade de Cucutá, onde a Colômbia recebeu a sua congénere do Uruguai, em jogo amigável que terminou com a derrota colombiana por 1-3.

Enquanto atleta do FC Porto, voltaria a envergar o «jersey» nacional, concretizando a sua 17ª internacionalização, em 12 de Agosto de 2009, em New York, frente à Venezuela, em mais um jogo amigável, com nova derrota, agora por 2-1.

Falcao, por agora, ainda só conseguiu participar numa fase final das grandes competições internacionais de selecções, mais concretamente na Copa América/2011, onde a Colômbia foi afastada nos quartos-de-final pelo Perú.

Natural de Santa Marta, uma das principais cidades da Colômbia, começou a dar os primeiros pontapés na bola no Milionários de Bogotá e no Fair Play, tendo passado ainda por alguns clubes venezuelanos, acompanhando a trajectória futebolista de seu pai, onde foi fazendo parte da sua formação. Com 15 anos de idade ingressou no River Plate, da Argentina, onde concluiu a sua formação e se tornou profissional em 2005, com apenas 19 anos.

A sua rapidez, agilidade e talento granjearam a admiração dos adeptos argentinos que o baptizaram com a alcunha de «El Tigre». O seu instinto matador e faro pelo golo, cedo se espalhou pelo velho Continente, sendo disputado por alguns emblemas europeus e portugueses. Chegou a ser dado como certo no Benfica, com os pasquins lisboetas a dedicarem-lhe grandes parangonas e primeiras páginas, com o atleta a expressar, alegadamente, o seu imenso desejo de jogar nesse clube.

Porém, como noutros variados casos, o FC Porto acabou por ser o seu destino, para grande azia da Comunicação Social amestrada e do restante universo vermelho encardido e alienado.

Assim, em 8 de Julho de 2009, Radamel Falcao assinou contrato pelo FC Porto, por 5 épocas, em troca de 5,4 milhões de euros, por 60% do passe.

Rapidamente o avançado goleador colombiano conquistou a admiração dos amantes do futebol e geral e dos adeptos portistas em particular, tornando-se num dos ídolos do Clube, pela sua qualidade, o seu alto rendimento, pelo seu talento e sobretudo  pelos espectaculares e importantes golos que marcou. A claque portista dedicou-lhe um cântico muito singular:

Falcao, Falcao, tu vais marcar por mim
Serás Dragão, até ao fim

Radamel Falcao estreou-se oficialmente de Dragão ao peito, em 16 de Agosto de 2009, no estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira, em jogo da 1ª Jornada da Liga Sagres 2009/10, cujo resultado se cifrou numa igualdade a um golo. «El Tigre» começou o jogo no banco, tendo entrado no início da segunda parte, substituindo Raul Meireles, numa tentativa de recuperar do resultado negativo, que então se registava, pelo auto-golo de Fucile, aos 12 minutos. O máximo que conseguiu foi marcar o golo da igualdade, aos 78 minutos.

Apesar das cinco temporadas previstas no seu contrato, Falcao só viria a cumprir duas, cotando-se como o maior goleador da equipa. Em 2009/10 marcou 34 (25 CN, 5 TP e 4 CE), dos 108 golos conseguidos pelo FC Porto, nas diversas competições oficiais, à frente de uma lista de 16 atletas, com S. Varela, em 2º lugar, com apenas 11 golos. Falhou a conquista da bola de prata, galardão para o melhor artilheiro do campeonato, por apenas 1 golo.

Na época seguinte melhorou o seu rendimento marcando 38 golos (16 CN, 3 TP, 1 ST e 18 LE), cotando-se de novo como o melhor marcador do plantel azul e branco, com mais 2 golos do que Hulk. Curiosamente, o avançado brasileiro haveria de ser o rei dos marcadores do campeonato nacional, com 23 golos marcados, contra os 16 de Falcao. Já em termos internacionais o colombiano pulverizou dois recordes. O primeiro, cotando-se como o melhor marcador de sempre, do FC Porto, nas provas europeias, atingindo os 22 golos, marca que ainda prevalece imbatível (Mário Jardel, com 19 golos e Fernando Gomes, com 17 golos, completam o pódio); o segundo, cotando-se como o melhor marcador da Liga Europa 2010/11, constituído pela marca de 17 golos (numa só edição), em 14 partidas (play-off excluído), superando o recorde anterior de Jurgen Klismann, que era de 15 golos, pelo Bayern de Munique, em 1995/96. 

Natural foi portanto o assédio de que foi alvo, desde então. Falcao foi protagonista de uma série de especulações, com o sai não sai e o vai para ali vai para acolá. Ainda começou a época no Dragão, depois de renovar o seu contrato, aumentando de 25 M€ para 40 M€ a cláusula de rescisão.

Foi utilizado na final da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao V. Guimarães, jogado em Aveiro, em que o avançado colombiano começou no banco e só entrou aos 66 minutos, a tempo de associar o seu nome à conquista de mais um troféu. Foi ainda utilizado na 1ª Jornada da Liga Zon Sagres 2011/12, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, tendo entrado aos 68 minutos, concretizando os seus últimos momentos de azul e branco. 
Quatro dias depois surgiu a notícia inevitável. Falcao assinara pelo Atlético de Madrid, contra os 40 milhões de euros da clausula de rescisão, num negócio que ainda envolveu a cedência de Rúben Micael.

Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Liga Europa (2010/11)
2 Campeonatos nacionais (2010/11 e 2011/12)
2 Taças de Portugal (2009/10 e 2010/11)
3 Supertaças Cândido de Oliveira (2008/09, 2009/10 e 2010/11)






















































(Continua)
Fontes: Fifa.com; Worldfootball; Transfermarket; Home of Football, Statistics and Story e Base de dados pessoais de Rui Anjos

2 comentários:

  1. Boas Rui,

    O que dizer sobre Radamel Falcao Garcia Zarate ??? na minha opinião só uma coisa ... o melhor avançado que ja vestiu as nossas cores. Poderia dissertar sobre os grandes pontas de lança / avançados que representaram a nossa equipa, mas na minha modesta opinião, Falcao foi o melhor e o mais completo de todos.

    um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. grande ponta-de-lança. enorme pesetero.
    (ainda não esqueci e não saberei se o perdoarei, enquanto adepto. foi uma facada mais, a juntar à do £ibras-Boas...)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar