segunda-feira, 30 de julho de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XXVI


Dmitriy Alenitchev - Internacional E26: Vestiu a camisola da Selecção nacional da Rússia por 55 vezes (19 pelo FC Spartak Moscovo, 9 pelo AS Roma, 4 pelo AC Perugia e 23 pelo FC Porto). A sua estreia teve lugar em Ta'Qali, a 9 de Fevereiro de 1996, num jogo a contar para o Rothmans Torneio Internacional, realizado na capital de Malta, tendo a Islândia como adversário.


Enquanto jogador do FC Porto, voltaria à selecção para concretizar a sua 31ª internacionalização, em 28 de Fevereiro de 2001, na cidade grega de Heraklion, num jogo amigável contra a Grécia, que terminou com uma igualdade a três bolas.


Alenitchev teve o privilégio de participar na fase final do EURO/2004, disputada em Portugal, tendo inclusivamente defrontado a equipa lusa, na 2ª jornada do Grupo A, perdendo então por 2-0. A Rússia acabaria na última posição do Grupo, não acompanhando Portugal na fase seguinte.


Nesta sua vertente internacional, o médio russo marcou 6 golos e capitaneou a sua selecção em dois jogos.


Natural de Velikiye Luki, segunda maior cidade situada na parte Sul de Pskov Oblast, Rússia, começou a sua carreira profissional em 1991, antes de completar  os 20 anos de idade, no Lokomotiv de Moscovo, onde permaneceu duas temporadas, no fim das quais assinou contrato pelo clube do seu coração, o Spartak de Moscovo. Neste clube, as suas qualidades emergiram, com excelentes exibições e conquista de vários títulos nacionais, com destaque para o prémio de melhor jogador do campeonato russo de 1997.


As suas performances despertaram a natural cobiça do AS Roma, de Itália que o contratou no Verão de 1998. Depois de uma boa época de estreia em terras transalpinas, Alenitchev não foi tão feliz na sua segunda temporada, onde começou por ser pouco utilizado para acabar emprestado ao Perugia.


Foi nesta fase de indefinição que o FC Porto o foi buscar, assinando contrato em Julho de 2000, chegando como um dos reforços mais caros do historial portista, até essa altura.


Sem ser um titular indiscutível, o médio russo mostrou sempre uma capacidade técnica muito evoluída, boa leitura de jogo, sentido posicional,  bom toque de bola, elevado índice de passes acertados e um especial engodo pela baliza, que lhe permitia aparecer com êxito em zonas de finalização, obtendo muitos e bons golos. Alenitchev assumiu-se mesmo como figura preponderante nas duas épocas de ouro do FC Porto, contribuindo com importantes golos nas finais europeias de Sevilha (Taça Uefa/2003) e Gelsenkirchen (Champions League/2004), tornando-se no primeiro jogador russo a vencer a prova rainha do futebol europeu e simultâneamente num dos raros atletas, a nível mundial, a marcar em duas finais consecutivas.


Alenitchev vestiu de azul e branco durante quatro temporadas, participando em 129 jogos (84 para o Campeonato Nacional, 15 para a Taça de Portugal, 4 para a Supertaça CO e 26 para as Competições Europeias), apontando 23 golos. Estreou-se oficialmente em 9 de Agosto de 2000, em Bruxelas, na 1ª mão da 3ª pré-eliminatória, para a Liga dos Campeões, frente ao Anderlecht, jogando 66', sendo então substituído por Pavlin.


Após o EURO/2004, o categorizado médio russo manifestou o desejo de regressar ao seu país e a SAD portista não lhe colocou quaisquer entraves. Assinou pelo «seu» Spartak de Moscovo onde jogou até Maio de 2008, pondo fim à sua carreira.


Palmarés ao serviço do FC Porto: 
1 Liga dos Campeões Europeus (2003/04)
1 Taça Uefa (2002/03) 
2 Campeonatos Nacionais (2002/03 e 2003/04)
1 Taça de Portugal (2000/01)
1 Supertaça Cândido Oliveira (2003/04)

(Continua)
Fontes: European Football Natiol Teams Matches e Almanaque do FC Porto, de Rui Moguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário