segunda-feira, 16 de maio de 2011

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 70) - IV PARTE

Alfredo Murça - 53º internacional: Cinco vezes internacional (1 pelo Belenenses e 4 pelo FC Porto), estreou-se na formação das quinas quando actuava na equipa lisboeta, mais precisamente a 10 de Dezembro de 1969, contra a Inglaterra, em Londres. Em 9 de Outubro de 1977, alcançou a sua segunda internacionalização, já como jogador do FC Porto.

Iniciou a sua actividade de futebolista no Grupo Desportivo Pescadores da Costa da Caparica, mudando-se depois para o histórico Belenenses, onde foi vice-campeão, na época de 1972/73.

Em 1974/75 transferiu-se para o FC Porto onde jogou sete épocas consecutivas.

Ao serviço dos Dragões foi bi-campeão nacional (1977/78 e 1978/79) e vencedor de uma Taça de Portugal (1976/77).

Em 1981/82 mudou-se para o V. Guimarães, onde jogou 3 temporadas.
Francisco Vital - 54º internacional: Conta com uma internacionalização, obtida em 16 de Novembro de 1977, frente ao Chipre, em Lisboa, pertencendo-lhe um dos quatro golos com que Portugal derrotou os cipriotas, num jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo.

Vital iniciou a sua carreira nos juvenis do Caldas SC, em 1968/69. Transferiu-se para o Benfica na época seguinte cotando-se como o melhor marcador do campeonato de júniores.

O FC Porto contratou-o ao Riopele, na época de 1977/78, tendo-se sagrado campeão nacional nessa época e na seguinte.
José Alberto Costa - 55º internacional: Tem 24 internacionalizações (1 pela Académica e 23 pelo FC Porto). A estreia na Selecção Nacional foi em 8 de Março de 1978, num jogo particular disputado em Paris, na vitória portuguesa por 2-0 contra a França, ainda como atleta da Académica de Coimbra. A segunda internacionalização, primeira como jogador do FC Porto, foi em 20 de Setembro de 1978, em Setúbal frente aos E.U.A., com vitória portuguesa por 1-0 com o golo da sua autoria.

Natural do Porto, foi um dos melhores extremos portugueses do seu tempo. Era um jogador rápido, forte fisicamente e raçudo, que não dava como perdido qualquer lance. De inegável qualidade técnica, procurava frequentemente a linha para executar cruzamentos mortíferos, para além de magníficas assistências.

Iniciou a carreira futebolística nos juvenis do SC Vila Real, transitando depois para os seniores.

O passo seguinte foi a ida para Coimbra para concluir um curso superior, aproveitando para ingressar na Académica, em 1971/72.

Transferiu-se para o FC Porto em 1978/79, alinhando em 24 jogos desse campeonato que ajudou a conquistar. No ano seguinte sagrou-se bi-campeão nacional.

Seguiram-se mais cinco épocas e meia nas Antas, acrescentando ao seu palmarés mais 1 Campeonato nacional, 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira. Em Basileia, Suíça, participou na primeira final europeia do FC Porto, em 16 de Maio de 1984, frente à Juventus, na edição da Taça das Taças.

Em Janeiro de 1985 saiu para o V. Guimarães.

(Continua)

Fontes: European Footeball; História oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa; FC Porto - Figuras e Factos 1893-2005, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias.

1 comentário:

  1. Vital, não fez uma grande carreira, recordo apenas que o envolvemos no negócio do regresso de Oliveira, vindo do Bétis, ao F.C.Porto.

    Murça, que conheci pessoalmente, era um excelente lateral, com a vantagem d etanto jogar à direita como à esquerda.
    Infelizmente, partiu novo.

    Costa, duro, boa técnica, um magnífico pé esquerdo. Contra, lesionava-se com muita facilidade.

    Um abraço

    ResponderEliminar